quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Temporada primeiro semestre 2019 Aulão Praticas do Sensivel com Dudude

Estão abertas as inscrições para o primeiro AULÃO Pratica do Sensivel nesta Temporada do primeiro semestre 2019
Com fazer?
entre em contato por email ou Zap
producaodudude@gmail.com
00xx5531 988979597
MARÇO
DIA
09 SÁBADO DE 10 AS 13
ONDE
atelier Dudude
Venha trabalhar sua sensibilidade tendo no movimento o fio condutor
Alargar a percepção de seu corpo no mundo e o mundo em seu corpo


foto Frederico Herrmann

AULAS REGULARES em BH, cidade situada no centro do Quadrilatero aguífero e rodeada por Mineradoras danosas

Com animação anuncio as aulas Regulares que estarei ministrando em Belo Horizonte neste primeiro semestre de 2019
Em lugares bacanas da cidade
Espaço Cultural Ambiente as segundas
Rua Oriente 445 Serra Segundas
Casamanga
Rua Adolfo Radice Mangabeiras as Quartas

quando?
Pos carnaval
dia 11 e 13 de Março do presente ano
que horas?
18:30 as 20:00
Informações
maria.dudude@gmail.com
31 988979597
DANCEDANCEDANCE
O mundo precisa de sua energia movente!!!!

Adicionar legenda
foto SANDRO MIANO
trabalho cênico Casa
coordenado por Beth Bastos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Agenda atelier 2019 Aulas regulares em BH aguardem!

Considerações sobre possíveis modos de Composição no instante

Borboleta azul é Yansã passando por aqui nesse instante para lembrar que o mundo é junto, que o universo respira e que você existe nesse instante A G O R A
Reality, tempo espaço avolumados de presença quando algo acontece
That is it REALITY, perseguição fluida de um artista por qualidades de inteireza de instantes, de veracidades, plenas de asas de vooooo
O tempo passa e sabemos que esta é a condição, que façamos no agora desse tempo que passa, semelhante as nuvens, ao vento, a vida sempre seguindo.....
Improvisação, talvez possa ser um recorte neste tempo, como uma janela de um carro, trem em movimento
O que é tensão?
O que é significado?
O que você quer dizer com presença?
Qual energia precisarei dispor para manter o espaço vivo, habitado, acontecendo, replicando sentidos que geram significados resignificando em um moto continuo, qual?!
Vulnerabilidades X convicções X certezas flexíveis x instabilidades x possibilidades fribilantes.
Espaço para a oportunidade: Eu posso mudar, alterar a rota, a intensidade, o assunto, varias possíveis ações se apresentam no "momentum" deste fazer espaço, fazer dança, fazer Arte.
Como todos os dias coisas distintas, diferentes e frescas, como novidades, portanto posso pensar em como lidar com este "COMO" na questão de produzir linhas poéticas no espaço do acontecimento de uma Improvisação.
O que você faz é distinto de "Como você faz"
Relacionar é vida.
Em um estado improvisacional a relação está diretamente atada as Escolhas e as Decisões e certamente revelam a você sua maneira de estar nesse mundo.
Acho isso Maravilhoso, uma idiosincracia, uma flexibilidade do Viver Junto, ensemble, togheter.
Como diz Katie Duck( uma das mestras no estudo da improvisação), seria bom que em uma improvisação você se arrependesse varias vezes, para que você continue, e assim deflagrar o momento exato onde algo está acontecendo, para termos Reality é preciso arrependimentos, que são da ordem do humano.
Para Katie Duck tres ações, atitudes são suficientes para a composição de Obras Improvisacionais
PAUSA
SAIDA
FLUXO
Com estes tres estados você constrói peças, vivendo o Processo de criação na ação do fazer.
Improvisação está diretamente ligada a Composição coreográfica.
Quando em um estado composicional você tem um arrependimento será necessário recorrer ao P R E S E N T E para escutar as pistas de recuperação frente ao suporte cena.
A saída é promover mudanças, a Pausa descortina o espaço, trazendo desenho e volume.
Saída é um recurso
Pausa é um recurso
Fluxo é um recurso
Assim pode-se DANÇAR
Sempre me pergunto antes de uma Composição improvisacional: Qual meu apetite para mover o espaço?
Dar tempo para que o espaço se abra para ser movido e go!
Escolhas, aparição, sustentação, volume, mudanças de atitudes interferem, alterando consequentemente intensidades, modulações da frequência do que está se apresentando no espaço.
Quando se está em um Ato improvisacional, tudo que lá está tem sua voz, e qualquer movimento seja de seres animados, ou inanimados, move o espaço, distorcendo, abrindo oportunidades de composição e neste instante do acontecimento estamos juntos e tendo a responsabilidade de compor, desenhar, conduzir, participar nesse "algo" que se desvela.
O improvisador treina a escuta fina, a simplicidade, o desapego , estando sempre como um gato, um lobo, um bicho a espreita na disponibilidade para que este "tal " espaço não caia, desapareça por assim dizer, sabendo também que o "the End" acontecerá de uma maneira ou de outra e sabe que não pode postergar as demandas deste acontecimento, a não ser que aconteça uma desistência,um arrependimento por assim dizer ou recusas sucessivas de manutenção deste volume. Justamente aí vivemos as vulnerabilidades de um Ato improvisacional.

Como ganhar espaços de liberdade em um jogo de regras?
Jogo é prática, é treino.
Jogar cartas, xadrez, futebol podem abrir percepções estrategistas.
Como sabemos que a palavra I M P R O V I S A Ç Ã O é uma palavra gigante e pode desvirtuar entendimentos variados.
Nada que o treino não resolva, pois neste treino precisamos construir juntos, improvisadores e audiência e perseguir a simplicidade, a atitude, a autonomia e o pertencimento.
Cada um dos prováveis improvisadores, se colocam como peças e corroboram juntos para efetivarmos o presente intenso onde o tempo se estanca.

Improvisação, uma linguagem viva atuando sempre no tempo Agora,um organismo vivo, uma criação onde perseguiremos o desejo de uma criação imbuída de vontades correlatas a sensação deste momento AGORA.

TREINAR, TREINAR SEGUIR.....