CONVOCATÓRIA ATELIER DUDUDE 2015
ENCONTRO PRÁTICO COM CLAIRE FILMON
Está em vigor a convocatória para inscrição de bailarinos de vários horizontes, performers, improvisadores , artistas interessados em participar do “Encontro Prático com Claire Filmon(FR)”, de 20 (segunda) a 25 (sabado) de Abril de 2015. O Encontro Prático, orientado pelo artista Claire Filmon (FR), é uma das ações que Dudude oferece em seu atelier, localizado em Casa Branca, município de Brumadinho-MG-Brasil. Serão selecionados 25 artistas por ordem de inscrição sendo solicitado um breve CV e uma cartinha singela de intenção com o objetivo de situar quem serão os participantes
Das Inscrições
25 Vagas
As inscrições para o encontro deverão ser realizadas até 10 de Abril de 2015, exclusivamente pelo e-mail: dudude@dudude.com.br
Os e-mails dos candidatos deverão ser identificados da seguinte forma. No campo assunto, escrever o texto: CONVOCATÓRIA ATELIER DUDUDE – CLAIRE FILMON
[nome do candidato]. E-mails enviados fora destas especificações não serão considerados.
No e-mail, enviar:
a) currículo breve ( 05 linhas)
b) cartinha singela de intenção do candidato.
O resultado será divulgado no blog de Dudude (coisasdedudude.blogspot.com) e no Facebook de Dudude (facebook.com/Dudude.Herrmann) e ficará disponível para consulta a partir do dia 13 de Abril de 2015. Os selecionados serão também informados por e-mail.
Os interessados podem entrar em contato pelo email: prod.jackiecastro@uol.com.br ou pelos telefones 31.9673.4519 e 7814.1430 para tirar suas dúvidas.
* A produção não se responsabiliza pela hospedagem, alimentação ou transporte dos artistas selecionados, mesmo os que não residam em Belo Horizonte e arredores. Estes custos são de responsabilidade única e exclusiva dos candidatos. Serão negociados descontos em pousadas e restaurantes da região para os selecionados.
* Será cobrada TAXA DE USO no sentido de colaboração no valor de 480,00(quatrocentos e oitenta reais)
* Caso haja desistência dez dias antes do EP, a taxa não será devolvida.
* Todos os participantes receberão certificado de participação.
1 Por que fazer
A oportunidade de estarmos compartilhando, trocando, vivenciando ideias, propostas, olhares com artistas de outras terras, com realidades diferentes e distintas tem em si uma singular importância. Para os artistas do Brasil, estar com profissionais reconhecidos e com trabalhos significativos no campo da dança atual traz um alimento potente com a consequência afirmativa na alteração de hábitos, no que implica a criação, a maneira com a qual cada um sente e percebe a contemporaneidade.
2 Onde
Casa/atelier da artista de dança DUDUDE
Casa Branca, Brumadinho/MG Brasil
Residência Artística | Encontro Prático com Claire Filmon
3 Para quem
Bailarinos de todos os horizontes e estilos, atores, artistas plásticos, arquitetos, artistas do circo ou curiosos motivados…
4 Tempo de duração
Imersão de uma semana, durante as tardes, de 14 as 19:30hs ,de segunda a sexta, Sábado Uma Conversa pela manhã . No período das manhãs o atelier ficará aberto para os artistas participantes fazerem uso.
5 Data/Período
20 a 25 de Abril de 2015
25 sábado as 19hs Performance com Claire Filmon e convidados.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Proposta de Claire Filmon
Sua proposta ensina, questiona e propõe uma pesquisa, um modo exploratório sobre a linguagem da improvisação em movimento, os estados de corpo e de uma consciência que se faz necessária para o contato-improvisação e para improvisação em si, que pode ser nomeada de composição em tempo real, as transições entre estes estados e a capacidade de criar um novo estado que ela nomeia de "terceiro corpo", assimilando um entendimento nestas práticas do contato, da improvisação podemos gerar um estado de composição , a relação entre improvisação e composição todo o tempo será uma questão e a percepção de estar compondo em tempo real também, tendo como materiais a ação do instante, percebendo então a noção de partitura. Claire Filmon trabalha com a influência de um olhar externo sobre as escolhas de movimento em composições solo, duo... e tutti
Sobre Claire Filmon
Bailarina, improvisadora, educadora, diretora artística do d'Asphodèle Danses Envol com sede em Paris, dança profissionalmente desde 1985.
Depois de uma formação em dança clássica, ela aborda a técnica Cunningham , em 1988, abre novas técnicas de movimento (métodos Bartenieff, Feldenkrais, FM Alexander e Body Mind Centering).
Em 1990,ganha do Ministério da Cultura na França, um ano no estudo US técnica Horton com Bella Lewitzky e improvisação com Anna Halprin. Em seguida, desenvolve sua prática com os dançarinos de Trisha Brown, e com contato improvisação está envolvida na linguagem da improvisação em dança na Europa e nos Estados Unidos.
Desde 1995, cria para espetáculos de improvisação, sendo artista colaboradora trabalhando com Barre Phillips, Julyen Hamilton, Simone Forti, Nancy Stark Smith, Lisa Nelson, em lugares como o Théâtre de la Bastille em Paris, a Bauhaus Naunynstrasse em Berlim MAMCO em Genebra, em Linna Theatre em Tallinn, a Igreja Judson em Nova York ou o Taper Auditorium Mark em Los Angeles. sendo regularmente convidada por muitos festivais.
Sobre seu pensamento para com a improvisação em dança
O que me interessa é compor peças "in locus", onde a dança conversa, canta... O inesperado presente. Entrar no espaço sem saber com antecedência o que vai realmente acontecer, não há nenhuma outra estrutura que a soma da experiência acumulada na prática da composição instantânea no estúdio de dança e na vida. Estar aqui agora, corpóreo, com evidências de que tudo se move o tempo todo. "
"O movimento permite a reunião do interior e exterior de cada universo. Portanto, é um lugar de influências, choque e realização, reflexão e expressão no momento da nossa visão do mundo. "Claire Filmon”
Palavras de improvisadores que me fazem mover
"Nós temos que aceitar o que ouvimos do nosso ouvido interno, e o que sentimos em nossos corpos no momento, deixando essas impressões espontâneas. "Barre Phillips (músico)
"Quando você sai do cinema de uma improvisação, a sensação, o sentimento que permanece é: eu sou responsável por cada passo que dou." Julyen Hamilton (dançarino)
"Improvisação é mais do que uma forma técnica de trabalhar. Eu gosto da analogia com a conversa, como a improvisação conversa, todo mundo sabe e sente. A improvisação é uma forma de mostrar o prazer de viver. "Simone Forti (dançarina)
Consulte para maiores informações o site
www.clairefilmon.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário