Está em vigor a convocatória para inscrição de bailarinos, performers, improvisadores , artistas interessados em participar do “Encontro Prático com Katie Duck”, de 12 (domingo) a 17 (sexta) de janeiro de 2014. O Encontro Prático, orientado pela artista Katie Duck que reside em Amsterdã (Holanda) desde os anos 70, é uma das ações que Dudude oferece em seu atelier, localizado em Casa Branca , município de Brumadinho-MG-Brasil. Serão selecionados 20 artistas do Brasil através de processo democrático de convocatória, currículo sucinto (até 20 linhas) e carta de intenção de cada candidato.
Das Inscrições
20 Vagas
As inscrições para o encontro deverão ser realizadas até 30 de novembro
de 2012, exclusivamente pelo e-mail: dudude@dudude.com.br
Os e-mails dos candidatos deverão ser identificados da seguinte forma.
No campo assunto, escrever o texto: CONVOCATÓRIA ATELIER DUDUDE – KATIE DUCK
[nome do candidato]. E-mails
enviados fora destas especificações não serão considerados.
No e-mail, enviar:
a) currículo sucinto (até 20 linhas)
b) carta de intenção do candidato.
O resultado será divulgado no blog de Dudude (coisasdedudude.blogspot.com) e no
Facebook de Dudude (facebook.com/Dudude.Herrmann) e ficará
disponível para consulta a partir do dia 10 de dezembro de 2013. Os
selecionados serão também informados por e-mail.
Os interessados podem entrar em contato pelo email: prod.jackiecastro@uol.com.br ou pelos
telefones 31.9673.4519 e 7814.1430 para tirar suas dúvidas.
* A produção não se responsabiliza pela hospedagem, alimentação ou transporte dos artistas selecionados, mesmo os que não residam em Belo Horizonte e arredores. Estes custos são de responsabilidade única e exclusiva dos candidatos. Serão negociados descontos em pousadas e restaurantes da região para os selecionados.
** Todos os participantes receberão certificado de participação.
1 Por que fazer
A oportunidade de estarmos compartilhando, trocando, vivenciando
ideias, propostas, olhares com artistas de outras terras, com realidades
diferentes e distintas tem em si uma
singular importância. Para os artistas
do Brasil, estar com profissionais reconhecidos e com trabalhos significativos
no campo da dança atual traz, um alimento potente com a consequência afirmativa
na alteração de hábitos, no que implica a criação, a maneira com a qual cada um
vê e sente a contemporaneidade.
2 Onde
Casa/atelier da artista de dança DUDUDE
Residência Artística | Encontro Prático com Katie Duck
em Casa Branca, Brumadinho/MG Brasil
3 Para quem
Bailarinos, performers, improvisadores, artistas interessados na
linguagem da improvisação em dança e
seus desdobramentos.
4 Tempo de duração
Imersão de uma semana, durante as tardes, de 14 as 19:30hs ,de domingo
a sexta. No período das manhãs o atelier
ficará aberto para os artistas participantes fazerem uso.
5 Data/Período
12 a 17 de Janeiro de 2014
17, sexta, encerramento performático
Informações sobre a proposta de
Katie Duck
IMPROVISAÇÃO/ LINGUAGEM ATIVA DE DANÇA MICROSCÓPICA
Para DANÇARINOS, IMPROVISADORES, ARTISTAS E PERFORMERS
Katie Duck orienta os bailarinos e artistas através de exercícios
físicos que destacam como os olhos e ouvidos afetam as escolhas de movimento.
Ela estende o trabalho para sessões de
improvisação, definindo uma frente ficcional no espaço do atelier e, em seguida, declara isso como uma
plataforma para escolher pausa, fluxo para a entrada ou a saída.
Esta plataforma destaca como o limite dessas três opções podem fornecer a estrutura para uma composição,
ter um lugar e ser um lugar, o acaso, o tempo ao vivo, interatividade, conexão,
as emoções, a intuição e a inspiração são materiais básicos de um processo
criativo. Essas matérias-primas são integradas como um fator combinado em que todos no grupo podem escolher.
Nas sessões de improvisação é dado um prazo determinante como uma opção para o grupo mudar, deixar , cair ou levantar o espaço à
vontade. Essa mudança, caindo e levantando o espaço de atuação coloca cada
indivíduo em uma posição onde cada um precisa estar e ser
totalmente desperto ou eles vão reconhecidamente perder o fio da atividade
criativa em jogo. A escolha é
introduzido no grupo como uma realidade
de composição, mas também como um meio para os indivíduos escolherem participar na performance ativa, ou como um
visualizador e ainda permanecer envolvido no processo. Estas atividades físicas
experimentais reúne o grupo e o faz reconhecer
e perceber que o tempo de um processo criativo passa em diferentes velocidades e que o espaço está mudando em várias
dimensões ao mesmo tempo. Esta consciência cria uma presença no espaço. Essa
presença constante de espaço acaba sendo colocado nas mãos do grupo nas sessões de improvisação.
Katie Duck vem investigando teatro, dança e
música como “performance viva” por mais de 30 anos.Ministra aulas no
SNDO (School New Dance Development) Em suas aulas , Katie tem uma visão microscópica sobre o papel da
improvisação desempenha em uma performance ao vivo, combinando sua formação nas
artes do espetáculo com a sua curiosidade para os avanços nos estudos da improvisação e seu jogo.
"A combinação de movimento, ver,
ouvir, sentir é deliberadamente voluntaria, para me expor na frente de uma platéia altera
minha percepção de tempo, espaço e emoções. O que eu faço para viver é uma
loucura de neurônios induzida "
Katie Duck
"Eu não estou interessada no momento,
apesar de não me sentir bem. Estou interessada em movimento e o fato de que o
tempo está passando. É uma espécie de hippie campanha publicitária para
incentivar alguém a estar no momento. "
Katie Duck
"Um corpo totalmente desperto
raramente é pedestre. O corpo desperto precisa ser descoberto e exige uma
disciplina além de tarefas diárias. E ainda assim, quando vejo o movimento que
não respeita a beleza do corpo como pedestre , tornar-se desconfortável. Como o
corpo funciona e como eu vejo um corpo não é tão diferente de uma atividade na
forma como eu me sinto. Não respeitar o corpo como um lugar perfeito para o movimento é como assistir a um cão tentando
aprender ballet. "
Katie Duck
SOBRE KATIE DUCK ( HOLANDA)
Nascida em Oxnard, Califórnia (1951), Katie
Duck é bailarina, coreógrafa e professora. Ela começou atuando em peças
teatrais e musicais, quando adolescente, frequentou a cadeira de Dança Moderna
na Universidade de Utah e, em seguida, juntou-se ao Salt Lake Mime Troupe em
turnê nos Estados Unidos e na Europa (1973-1977).
Em 1976, deixou os Estados Unidos para
viver em Amsterdã, Holanda, em produções com Carlos Traffic, Jango Edwards
(Friends Roadshow) e em improvisações com os artistas Ernst Reijseger
(violoncelo), Tristan Honsinger (violoncelo), Sean Bergen (sax) e Michael Moore
(sax). Mudou seu nome para Katie Duck quando em turnê com seu primeiro solo
pela Europa, "Duck Play", em 1976.
Em 1979, mudou-se para a Itália, onde
fundou a companhia Gruppo. Viajou pela Europa com suas produções de uma hora de
duração: Rutles, The Orange Man, Brown Eye Green e Mind the Gap, e participou
em colaborações de improvisação free lance com Julyen Hamilton, Kristie Simpson
e Steve Paxton, dentre outros. Em 1986, aceitou a posição de conferencista
sênior na Darlington College of Arts, ensinando para o departamento de teatro
como chefe do curso de Coreografia. Em 1991, aceitou um cargo de tempo parcial
na Hogeschool voor de Kunsten (AHK) no departamento de dança em Amsterdã,
ensinando pesquisa, improvisação, composição e técnicas de movimento.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com
músicos que compartilham consigo a paixão pela performance em tempo real e pela
integração de música, texto e dança dentro das composições para performances.
Ela apresentou em dueto e em conjunto com os músicos Derek Bailey, Han Bennink,
Andy Moor (the EX), Alex MacGuire e muitos outros. Para refletir seu trabalho
com músicos improvisadores, Katie criou o projeto de dança e música MAGPIE em
Amsterdã, de 1995 a 2006.
Magpie excursionou pela Europa, Ásia e na
Escandinávia e recebeu financiamento nacional de 2002 a 2006 para tournês
dentro da Holanda pelo Nederlands Fonds voor the Podimkunsten. Em 2006 ela decidiu
evoluir Magpie para uma organização do tipo guarda-chuva.
Katie iniciou numerosas eventos de dança e
improvisações musicais em curso em suas três bases: Holanda, Itália e
Inglaterra. Suas iniciativas em Amsterdã incluem um festival de improvisação no
Frascati Theater (1994-1999), uma série de improvisações mensais no Fijnhout
Theater (1992-1993), no Muiderpoort Theater (1994-1999, no Melkweg Theater
(2000-2001 e no OT301 Cultural Center (2002-2006).
Por volta de 1988 ela descobriu a evolução
provocada pela Internet e criou um grupo com foco internacional para anúncios
via e-mail, presença no YouTube desde 2002, com seus vídeos caseiros e continua
a encorajar artistas a construir sua presença na Internet como parte de seu
processo criativo.
Atualmente, Katie mantém um curso de verão
em improvisação, com frequência anual, em Amsterdã, com Alfredo Genovesi, para
bailarinos, performers e músicos. Ela é contratada pela AHK Theater School em
Amsterdã para o departamento de Coreografia SNDO e para o departamento de Dança
Moderna. Lançou seu projeto Magpie em 2011 em colaboração com Alfredo Genovesi.
Eles fazem sua turnê pela Europa, Grã-Bretanha, Ásia, Estados Unidos e muitos
outros lugares no mundo, com seus workshops, performances e ensaios para
projetos (Séries Crime e Casualty).
A carreira de Katie inclui o ensino independente, o
ensino universitário, coreografia de palco, improvisações estruturadas,
performances em tempo real de dança e música, colaborações com artistas visuais
e desenhistas de luz, atores, comediantes, festivais de iniciação, séries
mensais, direção de companhias de dança, companhias de música/dança,
aconselhando jovens artistas, escrevendo textos para performances e artigos.
Ela mudou consistentemente através dos anos (de 1970 a 2000), determinada a
continuar sua pesquisa em teatro, música, dança, texto e performance pelos
estudos sociais, estudos culturais, estudos de gênero e estudos sobre o
cérebro.
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